quinta-feira, 5 de março de 2009

O que é senso comum?






No dicionário Aurélio, encontramos a seguinte definição para a expressão senso comum: "conjunto de opiniões tão geralmente aceitas em época determinada que as opiniões contrárias aparecem como aberrações individuais."
A definição não deixa dúvidas: opiniões geralmente aceitas em época determinada. Isto significa que o senso comum varia com a época, ou melhor, de acordo com o conhecimento relativo alcançado pela maioria num determinado período histórico, embora possa existir uma minoria mais evoluída que alcançou um conhecimento superior ao aceito pela maioria. . Estas minorias por destoarem deste "senso comum" são geralmente discriminadas. A História está cheia destes exemplos. O mais conhecido é o de Galileu. Em seu tempo o senso comum considerava que a Terra era o centro do Universo e que o Sol girava em torno dela. Galileu ao afirmar que era a Terra que girava em volta do Sol quase foi queimado pela Inquisição. Teve que abjurar-se para salvar a vida. Hoje o senso comum mudou. Quem afirmar que o sol gira em torno da Terra será considerado no mínimo um louco pela maioria. Mas o senso comum não é composto apenas de noções (ou opiniões) sobre temas tão “grandiosos”. É o senso comum que nos orienta no dia-a-dia. Ele é um conjunto de opiniões, idéias, julgamentos, que nasce da experiência quotidiana. É, assim, um saber acerca dos elementos da realidade em que vivemos; um saber sobre os hábitos, os costumes, as práticas, as tradições, as regras de conduta, enfim, sobre tudo o que necessitamos para podermos nos orientar no nosso dia-a-dia: como comer à mesa, ligar a televisão, como usar o telefone... É, por isso, um saber informal, que se adquire espontaneamente, através do nosso contato com os outros, com as situações que vivemos. É um saber muito simples e superficial, que não exige grandes esforços. Mas, mesmo sendo indispensável para a nossa vida em sociedade, o senso comum não é suficiente para nos compreendermos a nós próprios e ao mundo, pois se nos basearmos nos dados do senso comum, facilmente caímos na ilusão de que as coisas são exatamente aquilo que parecem, nunca chegando a perceber que existe uma radical diferença entre a aparência e a realidade. Somos, sem perceber, levados a consolidar um conjunto de certezas, das quais achamos ser absurdo duvidar. Contudo essas certezas são questionáveis, pois se baseiam em aparências. Na vida social freqüentemente usamos essas certezas tão frágeis para explicar os fenômenos sociais, como, por exemplo, a violência, a corrupção, o preconceito racial etc. Assim, sobre a violência urbana e o crime podemos dizer que são provocados pela ambição por dinheiro, pela inveja, e nem nos passa pela cabeça que esses fenômenos têm causas sociais muito mais complexas que a simples inveja e a ambição. A sociologia, por ser uma ciência e, portanto, baseada na razão e no método científico, tem por missão compreender essas causas e ajudar o homem a entender os fenômenos da sociedade. A ciência sociológica, como podemos concluir, nos possibilita pensar os fenômenos sociais de maneira mais crítica e cuidadosa, ajudando a nos libertar do mundo de aparências do senso comum. (Fim)

13 comentários:

  1. A ilustração do Quino e sua Mafalda serviram plenamente ao escopo do texto! Ficou perfeito!
    Bjão,

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, professor. Lido e imprimido. Só uma dica, tenta dar uns enters no texto pra ele não ficar tão junto.

    Abraço!
    Otto, 3ªA

    ResponderExcluir
  3. olá Prof°Marcos.Quero lhe dizer que é um otimo professor....e que essa matéria é mt legal e uma novidade...
    gostei mt dos textos!

    bjokas!
    býii:YaYa

    ResponderExcluir
  4. adorei o texto e o desenho tambèm!
    muito bom professor
    amanda 1 f

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, espero que gostem mesmo sendo o conteúdo determinado pela Secretaria de Educação. Tento fazer bem o meu trabalho... Se houvesse mais colaboração de alguns alunos na sala, o aproveitamento seria bem melhor, as aulas seriam mais prazerosas pra vcs e pra mim. Contudo, saber que aguns gostam me deixa contente.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom se todos lecem isto seria Bom!
    Parabens Legal mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Parábens professor o blog é uma maravilha,pelo menos assim conseguimos compeender melhor o assunto e assim termos uma noção da matéria!!!

    ResponderExcluir
  8. "O homem começa a morrer na idade em que perde o entusiasmo."Balzac", caro professor seu entusiasmo contamina , continue assim .

    ResponderExcluir
  9. Adorei a frase. É uma das que não vou esquecer nunca mais. Valeu, Marta!

    ResponderExcluir
  10. Apesar de não ser sua aluna, achei ótimo o blog e os textos muito interessantes...
    Um "antídoto" para quem quer aprender...
    Valeu "Mestre"!

    ResponderExcluir
  11. Valeu, Roberta! Mas o seu blog, que vi hoje rapidamente, é bem mais bonito.
    Beijos

    ResponderExcluir